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Manaus forma educadores em Justiça Restaurativa nas escolas

Educadores da rede municipal de Manaus estão participando, desde segunda-feira (5), de um curso de formação em Justiça Restaurativa. A capacitação é voltada a assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Prefeitura e segue até sexta-feira (9), na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na zona Centro-Sul da capital.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa), do projeto “Escola em Paz” e do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi).

Durante a formação, os participantes aprendem sobre os fundamentos e práticas da Justiça Restaurativa, com foco na mediação e resolução de conflitos no ambiente escolar. O objetivo é capacitar os educadores para promover a paz e fortalecer os vínculos dentro da comunidade escolar.

Segundo Luiz Oliveira, chefe da Divisão de Apoio à Gestão (Dage) da Semed, a formação qualifica ainda mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido. “Essas formações sobre justiça são primordiais. Temos uma parceria muito importante com o Ministério Público, que vem para fortalecer nosso trabalho tanto na prevenção quanto no combate à violência nas escolas”, afirmou.

A promotora de Justiça Yara Marinho de Paula, coordenadora do Nupa e palestrante do curso, destacou que a capacitação permitirá aos educadores atuar diretamente na resolução de conflitos escolares. “Esses profissionais tentarão curar feridas emocionais e ajudar a diminuir a violência nas escolas, com o objetivo de transformar essa cultura em uma cultura de paz”, explicou.

Com atuação em 71 unidades escolares, a assessora pedagógica Zuila Carvalho dos Santos, da DDZ Leste 2, destacou a importância do tema para o planejamento pedagógico. “Essa formação é de suma importância. Já realizamos ações contra o bullying e outras violações, e o curso será essencial para aprofundar esse trabalho com professores e gestores”, concluiu.

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