InícioNotíciasNPSC2 e Coren-RJ articulam projeto de conciliação

NPSC2 e Coren-RJ articulam projeto de conciliação

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC2) recebeu, no dia 28 de maio, representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) para discutir a implementação de um projeto voltado à conciliação de conflitos relacionados à atuação do Conselho.

O objetivo da proposta é fomentar a resolução consensual de disputas que poderiam, futuramente, se transformar em processos judiciais. A ideia é prevenir a judicialização por meio da mediação e da conciliação, promovendo soluções mais ágeis e sustentáveis.

A reunião foi conduzida pela juíza federal Karina de Oliveira e Silva Santiago e contou com a presença da coordenadora do NPSC2, Danielle Cruz Freire de Carvalho, e da servidora Raphaela Lisboa Soares de Bastos. Pelo Coren-RJ, participaram Ana Caroline Arouche, gerente do Departamento de Fiscalização; Simone Aguiar, coordenadora do Departamento de Fiscalização das Subseções; e Priscila Lima, enfermeira fiscal e membro da Comissão de Conciliação.

A articulação faz parte de uma estratégia institucional do NPSC2, que atua no gerenciamento da política pública de tratamento adequado de conflitos no âmbito da Justiça Federal da 2ª Região. O Núcleo também é responsável pela interlocução com autarquias e entidades públicas, mapeando temas com potencial conciliável e encaminhando-os aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

A atuação visa estimular práticas autocompositivas, fortalecendo a cultura da paz e contribuindo para a desjudicialização de demandas que podem ser solucionadas de forma consensual e eficiente.

Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas