InícioNotíciasPJMT e Energisa promovem mutirão de conciliação de dívidas

PJMT e Energisa promovem mutirão de conciliação de dívidas

O Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), em parceria com a Energisa, promove de 19 a 23 de maio o Mutirão da Conciliação, voltado à negociação de dívidas que ainda não foram ajuizadas. A ação é direcionada a 245 consumidores em débito com a concessionária de energia elétrica, que foram convidados a participar de audiências conduzidas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania Virtual (Cejusc Virtual Estadual).

A iniciativa é resultado do Termo de Cooperação Técnica nº 003/2025-NUPEMEC, firmado entre o PJMT e a Energisa por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflito e Cidadania (Nupemec). Todas as audiências são realizadas em formato on-line e conduzidas por 31 mediadores capacitados pelo Tribunal de Justiça.

Segundo a juíza coordenadora do Cejusc Virtual Estadual, Melissa de Lima Araújo, a estrutura do mutirão foi organizada inteiramente pelo Judiciário. “As audiências são designadas por nós. Os espaços virtuais, os conciliadores e os mediadores são todos disponibilizados pelo Judiciário, que também realiza o treinamento específico para os mutirões, garantindo um melhor aproveitamento das oportunidades de negociação”, explicou.

O objetivo é proporcionar soluções rápidas e consensuais ainda na fase pré-processual, evitando a sobrecarga do Judiciário. “Quanto mais audiências realizarmos, mais levamos a solução consensual do conflito à população, que passa a conhecer outras portas do Judiciário mato-grossense”, destacou a magistrada.

A coordenadora de recebíveis da Energisa Mato Grosso, Gabriela Dias, reforça a importância da medida: “A iniciativa é essencial para a resolução de conflitos e representa um canal direto de apoio e relacionamento com o cliente.”

Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas