InícioNotíciasProfissionais da segurança do CE se formam em gestão de conflitos

Profissionais da segurança do CE se formam em gestão de conflitos

Foi concluído, nesta quinta-feira (8), o Curso de Gestão de Conflitos e Práticas Autocompositivas, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A cerimônia de encerramento ocorreu na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

Estiveram presentes o supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Lucídio Queiroz; o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto; além dos oficiais da Assistência Militar do TJCE, tenente-coronel PM Álvaro Coelho e tenente-coronel BM Erle Menezes.

A capacitação teve carga horária de 40 horas-aula, realizada entre os dias 5 e 8 de maio. Foram formados 30 profissionais das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Os participantes receberam formação teórica e prática em gestão de conflitos, comunicação não verbal, conciliação, mediação e negociação.

Em sua fala, o desembargador Lucídio Queiroz ressaltou a relevância da formação contínua para a efetividade das políticas públicas de segurança. “Onde está o segredo para as políticas de segurança? É exatamente na capacitação dos agentes”, afirmou.

O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, também destacou a importância da articulação entre instituições. “Quero externar nosso profundo agradecimento ao TJCE, à Esmec, ao Nupemec e ao corpo docente. Desde 2023, já realizamos mais de 18.400 capacitações dessa natureza, graças às parcerias interinstitucionais”, pontuou.

Representando a turma, o orador do curso, sargento PM João Neto, compartilhou sua experiência durante a formação. “Tivemos momentos excelentes para nos conhecermos e compartilharmos sentimentos. Com acesso a essas técnicas, voltaremos para nossas instituições muito diferentes”, concluiu.

Nota da Redação

O Mediar News reconhece e valoriza iniciativas como o Curso de Gestão de Conflitos e Práticas Autocompositivas, promovido pela Aesp/CE em parceria com a SSPDS e o TJCE. Capacitar profissionais da segurança pública em mediação, conciliação e técnicas de resolução pacífica de conflitos é um passo essencial para a construção de uma cultura de paz e para o fortalecimento da confiança entre o Estado e a sociedade.

A atuação qualificada desses agentes, agora munidos de ferramentas autocompositivas, contribui não apenas para a redução da violência, mas também para o aprimoramento das políticas públicas de segurança, tornando-as mais humanas, eficazes e sustentáveis.

Parabenizamos todos os envolvidos — instituições, docentes e alunos — por esta importante iniciativa, que aponta para um futuro em que o diálogo e a escuta ativa ocupem lugar central nas relações sociais e institucionais.

Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas