InícioEventosSão Paulo realiza encontro de mediação com 650 educadores

São Paulo realiza encontro de mediação com 650 educadores

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) realiza, no dia 28 de maio, o VI Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs), no Teatro do Sesc Pinheiros, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog.

O evento reunirá cerca de 650 educadores que integram as CMCs das Escolas Municipais de São Paulo. O objetivo é fomentar reflexões sobre Direitos Humanos e sua interseção com equidade e diversidade no ambiente escolar, reconhecendo o protagonismo dos educadores na promoção de práticas pedagógicas justas e inclusivas.

A programação acontecerá das 14h às 18h e incluirá uma apresentação cultural, palestra e mesa redonda mediada por especialistas. A palestra terá como foco a relação entre Direitos Humanos, diversidade e equidade, com destaque para o papel fundamental dos profissionais da educação na construção de ambientes escolares acolhedores e igualitários.

Já a mesa redonda abordará a importância da Educação em Direitos Humanos para a formação cidadã, o sentimento de pertencimento dos estudantes e a promoção de ambientes escolares democráticos.

Para participar, os responsáveis pelas unidades interessadas devem entrar em contato com sua respectiva Diretoria Regional de Educação (DRE), diretamente com a Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU).

Mediação de conflitos nas escolas

As Comissões de Mediação de Conflitos atuam de forma preventiva frente a situações que possam desencadear episódios de violência nas escolas. Formadas por membros da comunidade escolar — como professores, estudantes, equipes de apoio, gestão e responsáveis —, as comissões promovem ações voltadas à conscientização, combate à violência e fortalecimento da Cultura de Paz.

Essas comissões estão presentes em todas as unidades educacionais e nas 13 DREs da cidade. Sua atuação contínua estimula o diálogo, a convivência e o sentimento de pertencimento, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável e inclusivo.

Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas