InícioNotíciasSemana da Conciliação Trabalhista será de 26 a 30 de maio

Semana da Conciliação Trabalhista será de 26 a 30 de maio

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) definiu o tema “Menos Conflitos, Mais Futuros – conciliar preserva tempo, recursos e relações” para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista de 2025, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de maio.

O slogan busca destacar os benefícios da conciliação para uma solução mais rápida, econômica e menos desgastante dos conflitos judiciais, conforme nota divulgada pelo CSJT.

No Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN), os preparativos já foram finalizados. Como parte das ações, será realizado no dia 16 de maio o evento “Diálogos Abertos sobre Conciliação”, das 9h às 11h, no auditório do Tribunal Pleno. A atividade é aberta ao público e contará com transmissão pelo YouTube da Escola Judicial da 21ª Região.

O palestrante será o desembargador Thenisson Santana Dória, coordenador do Nupemec e do Cejusc-JT 2º grau do TRT 20, que abordará temas como boas práticas, mediação pré-processual e negociações coletivas.

Como participar

Para aderir à Semana da Conciliação, as partes podem preencher um formulário online, peticionar no processo manifestando interesse em conciliar ou entrar em contato com a Vara do Trabalho responsável pela ação.

Também é possível buscar diretamente os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de Natal e Mossoró:

Resultados de 2024

Na edição de 2024, a Semana Nacional da Conciliação resultou em R$ 1,75 bilhão movimentados em todo o Brasil, com 29.092 acordos homologados pelas Varas do Trabalho e Cejuscs.

No Rio Grande do Norte, o TRT-RN promoveu 1.405 audiências de conciliação, com 567 processos encerrados por acordo, somando R$ 123,7 milhões pagos aos reclamantes. O desempenho rendeu ao tribunal a segunda colocação entre os Tribunais de pequeno porte.

No estado, a iniciativa é organizada pelo Nupemec, coordenado pela vice-presidente do TRT-RN, desembargadora Isaura Maria Barbalho Simonetti, e pelos Cejuscs de Natal e Mossoró, sob a liderança das juízas Rachel Vilar e Maria Rita Manzarra, respectivamente.

Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas