InícioNotíciasSemana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025 ocorre de 26 a 30 de...

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025 ocorre de 26 a 30 de maio

9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida pela Justiça do Trabalho em todo o país, acontecerá de 26 a 30 de maio de 2025. Com o slogan “Menos conflitos, mais futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a campanha reforça a importância da sustentabilidade nas relações laborais e a busca por soluções consensuais que evitem a judicialização prolongada.

O mutirão, conduzido por magistrados, servidores e mediadores, visa solucionar o maior número possível de conflitos por meio de acordos consensuais, garantindo celeridade e redução de custos para empregadores e trabalhadores.

ministro Mauricio Godinho Delgado, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (CONAPROC), destacou o papel da Justiça do Trabalho na pacificação de conflitos: “O uso do diálogo como ferramenta de jurisdição é uma essência da Justiça do Trabalho. Estaremos à disposição da sociedade para pacificar relações não apenas nesta semana, mas durante todo o ano”.

Godinho também relacionou a iniciativa à sustentabilidade, tema central da COP30, que o Brasil sediará em Belém (PA), em novembro de 2025: “Assim como o mundo discutirá a sustentabilidade ambiental, a Justiça do Trabalho se empenha em garantir a sustentabilidade das relações laborais, promovendo soluções consensuais que evitam desgastes emocionais e materiais”.

Impacto da conciliação

A conciliação trabalhista não apenas acelera a resolução de conflitos, mas também preserva relações e reduz custos para todas as partes envolvidas. Em 2024, os números demonstraram o sucesso da estratégia:

  • R$ 1,7 bilhão em acordos;
  • 401 mil pessoas atendidas;
  • 88,7 mil audiências realizadas;
  • R$ 218,1 milhões em recolhimentos fiscais e previdenciários.

Como participar

Durante a semana, varas do trabalho e centros de conciliação em todo o país estarão mobilizados para atender demandas. Empregadores e trabalhadores podem buscar acordos em qualquer fase do processo, com o apoio de mediadores capacitados.

Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas