InícioNotíciasUSP adota mediação em conflitos acadêmicos com Código H

USP adota mediação em conflitos acadêmicos com Código H

Implantado há dois anos pela atual gestão da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o Código H é um serviço institucional de apoio na resolução de conflitos no ambiente acadêmico. Coordenada pelo Centro de Humanização da faculdade, a iniciativa é voltada a toda a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, docentes e funcionários técnico-administrativos.

O atendimento começa com uma escuta qualificada e sigilosa. Quando necessário, o protocolo do Código H é ativado para lidar com situações mais complexas ou que envolvam violações ao Código de Conduta Ética da FMUSP.

“Após o diagnóstico, a equipe pode propor mediação formal entre as partes, orientação de conduta, recomendações administrativas ou outras soluções adequadas a cada caso”, explica a professora Izabel Rios, gerente do Centro de Humanização. Ela destaca que o foco do serviço é educativo, promovendo a conscientização sobre formas éticas de convivência em situações difíceis.

Segundo a equipe, falhas de comunicação são o principal motivo dos atendimentos. O Código H busca criar um espaço de pausa e escuta entre as partes envolvidas. Casos de desentendimentos interpessoais, assédio moral e infrações acadêmicas também já foram registrados.

Além da busca espontânea por parte dos membros da FMUSP, o serviço pode ser acionado por comissões internas e pela Ouvidoria.

O balanço dos dois primeiros anos mostra que 83% dos casos atendidos foram considerados solucionados pelos envolvidos, reforçando a eficácia da proposta na promoção de um ambiente ético e respeitoso na universidade.

Mais informações: codigoh@fm.usp.br

Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas