Nesta quarta-feira (9), a Prefeitura de José de Freitas, município localizado no estado do Piauí, firmou um acordo superior a R$ 3 milhões com dois credores, durante sessão de mediação realizada pelo Centro de Soluções de Conflitos e Cidadania de 2º Grau (CEJUSC 2º Grau).
A mediação foi conduzida pela mediadora judicial Patrícia Oliveira, que destacou o papel da conciliação como ferramenta ágil e eficaz. “Prezamos pelo acolhimento, empatia e resolução das demandas de forma pacífica em todos os aspectos. A conciliação é um meio eficaz para alcançar soluções ágeis e vantajosas para todos”, afirmou.
O supervisor do CEJUSC 2º Grau, desembargador Fernando Lopes, reforçou a importância da política de mediação como instrumento de consenso e eficiência no Judiciário. Segundo ele, o estímulo à mediação fortalece o acesso à justiça e contribui para a redução da sobrecarga de processos.
O caso é mais um exemplo do avanço dos métodos autocompositivos no Judiciário piauiense, que aposta na mediação para promover acordos céleres e satisfatórios entre as partes envolvidas.